O Sistema Nerve Express

Hormônio DHEA
19 de setembro de 2017
A Testosterona no Dia a Dia da Mulher
3 de novembro de 2017

O Sistema Nerve Express

Antes de falar sobre o Sistema Nerve Express é importante relembrarmos um pouco da fisiologia do Sistema Nervoso Autonômico (SNA):

O Sistema Nervoso Autônomo é a parte do sistema nervoso que está relacionada ao controle da vida vegetativa, ou seja, controla as funções como a respiração, circulação do sangue, controle de temperatura e digestão, sendo é formado pelo:

1 – Sistema Nervoso Autonômico Simpático (SNS) que é o responsável por acionar nossa sistema  de reação a uma situação de estresse, controlar nossa reação “de luta e / ou fuga”, aumentando nossa pressão arterial, frequencia cardiaca e fluxo de sangue nos músculos;

2 – Sistema Nervoso Autonômico Parasimpático (SNP): é o sistema que conserva nossa energia, fazendo oposição ao SNAS.

No indivíduo normal o Sistema Nervoso Autônomo Simpático e Parasimpático devem estar equilíbrio para melhora da performance.

A partir do que foi falado acima, entramos agora no que diz respeito ao Sistema Nerve Express, que é um sistema computadoriado com um software de tecnologia russa, que funciona acoplado a um monitor de frequência cardiaca (tipo Polar).
É um procedimento não invasivo, qual é feita uma medição do ritmo cardiaco durante todo o exame, sendo avaliada a Variabilidade da Frequência Cardíaca, e a partir desta feita uma avaliação quantitativa do Sistema Nervoso Autonômico.
Como o Sistema Nervoso Autonômico é responsável entre outras coisas, pelo controle e determinação da frequência cardiaca. Assim sendo ao quantifica-lo por meio da VFC, estaremos aferindo a habilidade do organismo em executar suas funcões habituais.

A partir dos achados quantitativos do SNA chegar as seguintes conclusões:

(1) Grau de Aptidão Física (Condicionamento Físico) no momento do exame;
(2) Eficiência dos treinamentos efetuados prevenindo sobrecarga e facilitando o alcance do equilíbrio fisiológico com o melhor desempenho;
(3) Fatores Desestabilizadores como: doenças ativas (mesmo que num momento inicial ou assintomático), estresse físico e emocional;
(4) Tendência Psicológica e Estado Emocional.

A grande vantagem desse método é a habilidade de detectar, precocemente, os sinais de desenvolvimento de estados patológicos ou a presença de alterações funcionais, que podem não ser revelados pelos procedimentos de um exame físico clássico. Alem de ser um procedimento não invasivo e com um tempo de execusão de aproximadamente 10 minutos.

A partir do que foi exposto acima, o Sistema Nerve Express torna-se uma ferramenta objetiva para uma intervenção física precoce, independentemente do que o indivíduo / atleta possa dizer a respeito de sua própria condição. Como o atleta está sempre no limite da saúde e da doença (lesão), o conceito do SNA é um componente a mais para ser estudado, podendo ajudar também na correção de treinamentos, prevenção de certas lesões musculares, tipo de alimentação e qualidade do sono, por exemplo.

O Nerve Express System funciona como um parâmetro fiel da evolução dos níveis de preparação física e do estresse.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.